sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Plano de Aula - Handebol



PLANO DE AULA
Puc-GoiásDisciplina: Educação, Comunicação e Mídia Departamento de Educação Física e DesportosAcadêmico: Rodrigo Coelho Silva e Frederico Cascão Profº: Ivana Martelli


Nível de Ensino: 7 à 9 ( Fundamental )


Conteúdo/Tema: Educação Física Escolar - Handebol


Objetivo: Ao decorrer do semestre, mostrar aos alunos que a Educação Física Escolar inicia e trabalha com o desenvolvimento motor de uma criança, no qual ela pode ser capaz de mostrar todas as suas habilidades em atividades lúdicas e motoras propostas pelo handebol.


Desenvolvimento da aula* Explicação de como a aula será iniciada(motivação)No primeiro momento as primeiras aulas acontecerão nos espaços esportivos(ginásio) de nossa entidade, no qual os alunos terão uma motivação maior pelo fato da aula ser prática, a aula começará com uma atividade de quebra-gelo(descontração) para que todos possam se conhecer e percam a timidez à primeiro momento. Após essa atividade, vamos iniciar alongamentos e aquecimentos que trabalhe com a coordenação motora vivenciado alguns fundamentos do handebol, como visão óculo-manual, lateralidade e noção de espaço.


Estratégias de Ensino: As aulas acontecerão nos espaços poliesportivos e nas salas de aula com vídeos apresentados no qual aborda o tema handebol, formas de jogo e questões táticas, as aulas práticas serão explicadas de forma verbal e gestual, recursos de vídeo, dvd serão utililizados em nossas aulas teórica.


* Recursos: A escolha dos recursos de vídeo e dvd nas aulas teóricas, é de grande importância para o conhecimento do handebol, vizualizando as táticas propostas pelo jogo, o vídeo é interessante pois as imagens que são colocados pra nós torna-se auto-reflexiva, assimilindo com a prática do jogo, já as aulas práticas feitas no ginásio utilizamos materias esportivos como bambolês, cones, bolas de handebol, pratos e etc. Todos escolhidos devidamente para o acontecimento de uma boa aula.


* Proposicão de atividade
As aulas propostas para os alunos é de grande ajuda para a capacitacão nas atividades trabalhando a coordenacão motora, visão oculo-manual e lateralidade, no qual irá da uma base para o grande jogo(coletivo) proposto no final do semestre, os alunos que dominam os movimentos propostos mostra que atraves da explicacão conseguem socializar e adquirir conhecimento atraves da pratica.


Avaliacão
A avaliacão ira acontecer no decorrer da aula, com participacão e interesse dos alunos, essa avaliacão será individual e coletiva no decorrer de todas as aulas, comprometimento e presenca tambem sao quesitos que contribuem para essa avaliacão.




Curiosidade ( História do Handebol )


O handebol é uma modalidade desportiva criada em 1915, pelo alemão Karl Schellenz, sendo uma adaptação do futebol em que duas equipes, cada qual composta de sete jogadores, tenta marcar gols com as mãos. O único jogador que pode utilizar os pés para tocar na bola é o goleiro. O esporte encontra-se em fase de ascensão no Brasil, apesar de nunca ter obtido um ouro olímpico. Faz parte dos Jogos Olímpicos desde 1972. É muito praticado nas escolas, devido o aproveitamento das quadras de futebol de salão para o handebol, e ainda proporciona aos professores a possibilidade de educar pelo jogo. Inicialmente o handebol era jogado apenas por mulheres, mas passou a ser praticado pelos homens logo depois. Chegou ao Brasil em 1930. Cada partida do jogo tem dois tempos de trinta minutos para os homens e vinte e cinco para as mulheres. A bola é movimentada através de passes feitos com as mãos até chegar à área do gol adversário. Dar mais de três passos com a bola na mão, arrancá-la do adversário e pisar a área do goleiro adversário com ou sem a bola, são situações consideradas como falta. São penalizadas com tiro de 7 metros. O primeiro campeonato oficial de handebol, disputado no Brasil, aconteceu na cidade de São Paulo. A primeira federação de Handebol foi a Federação Paulista. Suas características, facilidade na aprendizagem e execução natural dos fundamentos, permitem a aplicação da velocidade, movimentação, força nos arremessos e habilidade no manejo da bola.


O handebol é um esporte criado pelo alemão Karl Schelenz, em 1919. É muito praticado em escolas, devido o aproveitamento das quadras de futebol de salão, uma vez que o desporto fundamenta-se no futebol. Os jogadores tentam marcar o gol com as mãos, somente o goleiro pode utilizar os pés para tocar na bola. O jogador movimenta a bola com as mãos por meio de passes até chegar à área do gol adversário, sendo permitidos somente três passos com a bola na mão, depois o jogador tem que passá-la ou arremessá-la. Ao goleiro é permitido também atuar como qualquer outro jogador, porém não poderá sair da sua área para conduzir a bola. Cada equipe é formada por sete jogadores. A partida é composta de dois tempos de trinta minutos. Algumas situações, tais como: dar mais de três passos com a bola na mão, pisar na área do goleiro, arrancar a bola do adversário são consideradas como falta penalizada com tiro de sete metros. O handebol proporciona condicionamento físico, muscular e cardiovascular. O gasto calórico durante uma hora corresponde a 750 kcal.





2 comentários:

  1. Aí frango, até que enfim conseguiu!!
    Tá massa o blog e o plano também!A questão de trabalhar as valências físicas é muito importante para as crianças, principalmente na escola para a construção de cidadãos...
    Valeu pela contribuição

    ResponderExcluir
  2. Olá turma, tudo bem? Meus parabens pelo blogger, o tema é bem interresante. O plano de aula esta de facil execução e de facil entendimento.
    abraço

    ResponderExcluir